PROJETOS E PLANOS DE AULA






Propostas de trabalho para o desenvolvimento de competências linguísticas para trabalho co os livros da coleção: "De casa para a escola"


1.       Leitura através dos jogos:
1.1   Bingo de palavras retiradas dos livros da coleção.
1.2 Trilha com perguntas sobre os livros
1.3 Batalha naval:
      Confeccionar uma cartela como segue o modelo:
Batalha naval
1
2
3
A



B



C



D



           
O(a) professor(a) poderá confeccionar fichinhas com nomes de personagens referentes as histórias, bem como os respectivos títulos dos livros, além disso colocará também fichas como: cartela em branco e bomba. Cartela em branco significa perde a jogada, e bomba perde o jogo.
Decida quem será o primeiro a jogar (pode ser no par ou ímpar);
- O primeiro jogador irá dar as coordenadas de seu tiro fornecendo o número e letra equivalentes ao quadrado que atirou; O segundo jogador responderá se o local do tiro é AGUA (quando o quadrado está vazio), FOGO (quando acerta duas gravuras correspondentes a uma determinada história) ou AFUNDOU (quando acerta uma bomba); Ganha aquele que conseguir maior número de acertos.
1.4 Jogo de encaixe – gravura, palavra e letra: Livro - Miga, a minhoca teimosa;
1.5 Pescaria – confeccionar peixinhos em cartolina, papelão ou duplex, (fazer um furo na ponta para encaixar o anzol), colocar letras ou palavras nos peixinhos em organizá-los em um caixinha com areia ou mesmo encaixadas em um isopor. Montar uma varinha de pescar um palitinho e um clip pendurado na ponta. Em seguida é só brincar
1.6 Jogo: história em sequência – o professor seleciona partes de uma história  ou a história completa e reproduz, em seguida as crianças devem em um jogo coletivo montar a sequência da história de acordo com a ilustração.
1.7 Contação de história com uso de imagens
            As imagens podem ser reproduzidas para que o professor as utilize como suporte para contar história.
1.8  Roleta de histórias
Confeccionar uma roleta e sete fichinhas contendo palavras ou passagens das histórias e as crianças deverão brincar associando as passagens indicadas na roleta às fichinhas embaralhas.
1.9    Trilha das histórias
Construir uma trilha com divisões contendo perguntas onde as crianças deverão percorrer jogando um dado, (andando de acordo com a quantidade indicada no dado) e respondendo as perguntas da trilha.

2. Trabalhando o sistema de escrita
2.1 Desenhos:
Técnicas com tinta guache;
Técnica de desenho com impressão;
Técnica de releitura de capas em mural coletivo.
2.2 Ditado com imagens
O ditado de imagens é uma estratégia ótima para que as crianças aprendam a seguir instruções, desenvolvam o nível de concentração e atenção. Logo, o professor poderá solicitar que as crianças escrevam a letra inicial, ou o nome da imagem. Pode utilizar imagens dos personagens da história, objetos, etc.
2.3  Reconto e reescrita coletiva das histórias;
2.4  Construção de bilhetes para os personagens das histórias;
2.5  Auto ditado.
3.Trabalhando com sequencias didáticas
1. Conhecendo insetos: Realização de contação de história: Miga, a minhoca teimosa.  Em seguida, propor a identificação dos insetos da história, explicando para as crianças o que é um inseto, a fim de que as crianças possam fazer seus relatos. Em seguida a professora pode propor a construção de um álbum com desenhos das crianças.
2.  Imagens e jogos – Contação de história com uso de imagens, em seguida, construção de painel com as opiniões das crianças sobre a história e realização de brincadeira literária: uso do jogo da memória.
3.    Quem canta encanta -  Organizar uma ciranda e cantar a música da minhoca teimosa. Ao término da brincadeira de ciranda sugerimos que a professora construa com as crianças, uma bandinha de música.

Minhoca teimosa

Uma minhoca muito levada
Saiu bem cedo com a grilarada.
Bem mais à frente na confusão,
A mosca Tica não entrou não.

Foi no riacho num barrigão
que os filhotes se deram mal,
mas aprenderam a respeitar
e agora seguem a ensinar.

Tra lá lá lá, lá lá lá lá, (2x)

Oh! Coleguinha venha cá
Escolha alguém para abraçar
Dê meia volta em seu lugar
Num estátua se transforme já.
 3.     Contando com insetos: Na rodinha, com a ajuda das crianças, a professora contará, os insetos da história. Em seguida o professor pedirá que as crianças retirem de um monte de palitos ou canudos previamente preparados, a quantidade referente ao número de personagens da história.

4.    Recita comigo: Apresentação de advinha em cartaz. O (a) professor (a) pode propor a leitura em voz alta para que as crianças conheçam o poema, em seguida convida as crianças a realizarem um jogral dizendo e as crianças respondem rimando. Ao final da atividade o (a) professor (a) poderá propor que as crianças façam um gatinho com o uso de dobraduras.





Poema

Advinha

Fofinho, com um frio focinho.
Animado, que bicho engraçado.
Manhoso, um animal dengoso.
Amigo, está sempre comigo.

Se você já sabe quem é,
diga sem vacilar ou chame um amigo
para advinhar.






Poema

Mistério dos atos

Um gato que perde o G e acha um P vira pato.
Um pato que perde o P e acha um R vira rato.
Um rato que perde o R e acha um M encontra o mato.

O gato, o pato e o rato fizeram um trato, esclarecer o mistério do sumiço do Seu Lobato.



5.            Oficina de arte: Após a contação da história: “um robô no conserto!”, o professor proporá a construção de uma oficina de construção de robôs com caixas, tampinhas e outros materiais.

6.            Dobrando e descobrindo: Após a contação da história: “Teco, o tatuzinho!” o (a) professor(a) propõe a construção de dobraduras e/ou máscaras de tatus. Sugestão: Após a contação da história: “um robô no conserto!”

Bom trabalho!!!!




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Caros educadores, compartilho sugestão para trabalho com a música ESTUDO ERRADO, trabalhei a musica na disciplina de Didática em curso de Pedagogia. Acredito que dará um bom mote de discussão em suas turmas.

Música: Estudo Errado

– Atenção pra chamada! Aderbal?
- Presente!
- Aninha?
- Eu!
- Carol?
- Presente!
- Douglas?
- Alô!
- Fernandinha?
- Tô aqui.
- Geraldo?
- Eu!
- Itamarzinho?
- Faltou.
- Juquinha?


Eu tô aqui pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não agüentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada

Refrão

Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim vocês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...

Juquinha você tá falando demais assim eu vou ter que lhe deixar sem recreio!
Mas é só a verdade professora!
Eu sei, mas colabora se não eu perco o meu emprego.
Disponível em: http://letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

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PROJETO: “CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO
EM VALORES HUMANOS” 
ANA MAURA TAVARES DOS ANJOS
MARIA ELENICE MACIEL DA SILVA

1. CONTEXTUALIZAÇÃO


            O Projeto “Caminhos para a Educação em Valores Humanos” surge a partir de diagnóstico realizado pelos docentes de uma Escola Pública e ensino fundamental, com turmas do 1º ao 5º ano, sobre a urgente necessidade de desenvolver um trabalho voltado ao resgate da educação em valores.
            A educação em valores é necessária à construção de sujeitos reflexivos e praticantes de uma cultura de respeito ao outro, à individualidade, à diferença, sendo assim colaboradores na efetivação da garantia dos direitos humanos na contemporaneidade.
            Para isso, a Escola desenvolveu a 1ª versão do Projeto “Resgatando Valores Humanos” em 2011. E a partir da participação da diretora da Escola e de dois técnicos da Secretaria Municipal de Educação no Curso de Educação em Direitos Humanos da UFC, o Projeto foi revisto sendo reestruturado com inclusão de novas temáticas.


2. JUSTIFICATIVA

            Imersos em uma sociedade pós-moderna, que nos traz avanços não antes imaginados. Vivemos também em um período permeado pela urgente necessidade de resgate da humanização nas relações.
            Esses avanços tecnológicos também nos traz entraves. Atualmente, percebemos a liquidez do processo de educação em valores. É cada vez mais comum comportamentos como: competição, busca pela qualidade total nas empresas, individualidade, corrida pelo conhecimento que se transforma de forma cada vez mais acelerada.
            Assim, faz-se necessário o trabalho de resgate de uma educação voltada ao desenvolvimento dos seres em seus aspectos afetivos, relacionais, intra e interpessoais. Portanto, propomos a abertura de espaços dialógicos para construção de valores no ambiente escolar.
            As discussões sobre valores humanos são imprescindíveis para a “formação” de educadores e educandos construtores de cultura de paz. Seres mais tolerantes e eminentemente sociais, como já propunha Vygotsky em “A Formação Social da Mente”.
            A partir dessas reflexões, nasce o Projeto “Caminhos para a Educação em Valores Humanos”, trabalho desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Recanto da Criança. Este projeto configura-se em uma proposta interdisciplinar que envolverá a equipe docente, o corpo docente (alunos) e as famílias.


3. META


Promover ambiência de estudos com 100% dos alunos sobre direitos humanos abordando as temáticas: 1. Valorizando a cultura afro-brasileira; 2. Prevenção ao bullyng; 3. Respeito às diferenças; no período de maio à outubro de 2012.
Garantir a participação de 100% dos alunos nas atividades propostas.



4. OBJETIVOS



Objetivo Geral

            Promover a construção de uma cultura de educação em valores na Escola Recanto da Criança, envolvendo corpo docente, discente e famílias.


Objetivos Específicos

  • Proporcionar situações de aprendizagem, vivenciando os valores morais;
  • Promover formação em valores para os alunos de forma que eles repassem e pratiquem valores éticos na sociedade;
  • Trabalhar a integração dos alunos/alunos e alunos/professores com intuito de despertar a autoestima e o respeito às diferenças para a convivência comunitária;
  • Promover intercâmbio do projeto com outras escolas.



5. METODOLOGIA



            A concretude dessa proposta está pautada nos pressupostos teóricos apresentados no Curso de Educação em Direitos Humanos da UFC, através da plataforma moodle virtual – UFC Virtual; turma: polo Aracoiaba. E os pressupostos da teoria sócio-histórico-cultural de Lev S. Vygotsky.
            Nesse sentido, propomos o desenvolvimento de ações em sala de aula e espaços coletivos (pátio), trabalhando as seguintes temáticas conforme cronograma abaixo:

TEMA
PERÍODO
Valorizando a Cultura Afro-brasileira
-
Violência e Não-violência:
Prevenção ao Bullyng
-
Respeitando às diferenças
-

            A concretude do desenvolvimento das ações nessas temáticas está assim organizada:
A proposta de desenvolvimento metodológico para a temática “Valorizando a Cultura Afro-brasileira” pauta-se na utilização do livro de literatura infantil “Menina Bonita do Laço de Fita”.
  • Confecção de bonecos;
  • Roda de leitura;
  • Reescrita da história;
  • Debates sobre racismo;
  • Turnê da boneca com o livro pelas outras escolas do Município.
Para o trabalho com a temática “Prevenção ao Bullyng”, o suporte midiático do trabalho foi o filme “Bullyng”, em seguida houve debate, releitura do filme com final construído pelos alunos.
            Para abordagem da temática respeitando as diferenças a escola propôs o trabalho permanente através da realização de rodas de leitura com o trabalho de sequências didáticas através do livro de literatura infantil “As Aventuras do Boneco Peteleco”. Esse trabalho teve como foco a construção do respeito aos alunos com necessidades especiais.


5.1 Público-Alvo

            Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, professores, funcionários e Núcleo Gestor da Escola Recanto da Criança localizada no Município de Itapiúna.


6. RECURSOS

  
  • Livros;
  • DVD;
  • Ferramentas tecnológicas;
  • Boneca;
  • Papel;
  • Pincéis;
  • Tinta guache.



7. AVALIAÇÃO E RESULTADOS



            A forma escolhida para avaliação foi processual, diagnóstica e formativa dos envolvidos no trabalho. Através da observação da participação e mudança de atitudes.



8. BIBLIOGRAFIA



ANJOS, Ana Maura Tavares dos. As Aventuras do Boneco Peteleco. 2011.

BULLYING. Filme. Diretor: Josetxo San Mateo. Duração: 2009. 95 min.

MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. Editora Ática. 2000.



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