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Sobre competências básicas na formação integral Desde 1988 a sociedade brasileira avançou em diversas dimensões das políticas públicas em educação, dentre elas, na concepção de educação como direito inalienável e um dever do Estado em colaboração com a família e com a comunidade. Os últimos 30 anos trouxeram mudanças conjunturais nos modos de viver e conviver da humanidade que desencadearam avanços, estagnações e, por vezes, retrocessos (dado em a História não é linear, mas marcadas por contradições). Diante disso nos vemos no século XXI com a política de 'delineamento curricular' que subsidia as escolas do Brasil na formulação de seus currículos com competências e habilidades básicas para a formação na Educação Básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Desse modo, refletimos: a escola em sua complexidade precisa favorecer aos professores e professoras, comunidades coletivas de aprendizagem que contribuam para o entendimento, a discussão e a aplicabilida
Dica de leitura do mês: Um robô no conserto O livro traz de forma dinâmica e lúdica, a história de um robozinho com problemas comportamentais que precisa de atenção. Para resolver os conflitos apresentados por Pitoco (o robozinho), família ( D. Robonilda e o Sr. Soldador) e escola, em parceira, constroem um plano de ação para contribuir com as mudanças comportamentais do pequeno robô, que também implica em mudança no contexto familiar. Bem sabemos, é de indiscutível importância, o acompanhamento da família na vida escolar da criança. Ambos, família e escola, têm responsabilidades diferentes no processo educativo. Cabe à escola a tarefa de contribuir para o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos pela criança, através do ensino. E, à família, a educação, as primeiras transmissões de valores, entre outras aquisições. Não obstante, temos ouvido discursos de profissionais insatisfeitos com o acompanhamento da família, na escola, assim como, frenquentemente nos defrontamos
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