Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
A narrativa literária possibilita ao
leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiências da vida
em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se
no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação
a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse
sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha
narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O estudo
evidencia a
importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação,
valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas cearenses. Os
livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm salientado a literatura como
caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de
valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades
socioemocionais na primeira infância na inter-relação entre família e escola.
ANJOS. Ana Maura Tavares dos. Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and Society. V. 06, nº 01, jan-abr., 2020, artigo nº XX
Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843/1240
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