Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense

A narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiências da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O estudo evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas cearenses. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm salientado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância na inter-relação entre família e escola.


Leia o texto na íntegra:

ANJOS. Ana Maura Tavares dos. Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad | Latin American Journal of Studies in Culture and Society. V. 06, nº 01, jan-abr., 2020, artigo nº XX 


Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1843/1240


Histórico da resenha
:
Submetido em:
29/04
/
2020
Aceito em:
20
/05/2020
1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog