ATIVIDADES, DINÂMICAS E JOGOS
Sugestão do dia: Confecção de fantoches de embalagem de leite
Construindo um Sapinho
__________________________________________________________________________________
Sequência didática
Construindo um Sapinho
Material: Embalagem (caixa) de leite; papel colorido ou feltro.
Montagem:
1.Abrir a caixa ao meio deixando uma arte em corte para permitir a articulação da boca de nosso fantoche.
2. Medir e cortar o papel ou tecido para cobrir a caixa.
3. Colar os pedaços de tecido ou papel sobre a caixa.
4. Montar o rosto com EVA ou papel dupla face.
E está pronto nosso fantoche... Boas histórias
Dinamizando a literatura infantil!!!
__________________________________________________________________________________
Sequência didática
Público-alvo: Educação Infantil
Objetivos: Despertar o prazer pela leitura, bem como fomentar espaços de desenvolvimento do respeito à diversidade.
Duração: Média de 30” de aproximadamente 6 aulas.
Eixo norteador do trabalho
|
Desenvolvimento
| ||
Linguagem oral e escrita
|
1. Professor, proponha uma roda de histórias; Propicie um momento onde as crianças possam fazer antecipações, para isso prepare as seguintes tarjetas:
2. Organize as tarjetas com as crianças e comece a falar sobre o Boneco Peteleco. Você pode utilizar-se do seguinte jogo oral:
- É nome de Boneco.
- O nome começa com a letra P e termina com a letra O.
- Ele anda em cadeira de rodas.
- Ele conhece um tubarão.
Antes de ler a história que tal contar uma música:
“ Eu conheço um boneco e eu vou apresentar
É o boneco Peteleco todos, todos vão gostar.
O boneco Peteleco gosta de imaginar,
Na sua cadeira mágica ele está a viajar.
No sonho de Peteleco não tem muita confusão ele só quer encontrar um famoso tubarão.”
Letra: Ana Maura T. dos Anjos e
Maria Elenice Maciel da Silva
Música: Ciranda cirandinha
3. Após a contação da história você pode propor uma roda de debate sobre as aventuras do Boneco:
4. Proponha momentos de contação de história pelas crianças.
5. Segue em anexo um cartaz para você trabalhar a poesia: A cadeira de rodas.
6. E, um ateilê de artes plásticas.
| ||
Matemática
|
1. Professor, que tal propormos um jogo de associação, correspondência termo a termo, classificação e seriação, composição e decomposição, contagem.
- Utilize-se do jogo pedagógico: Peteleco e seus amigos.
2. Vamos trabalhar os blocos lógicos descobrindo onde tem formas e cores parecidas com as ilustrações do livro.
3. Para trabalhar seriação, ordenação e tamanho, sugerimos que você utilize o jogo: Maior e menor.
Também fica interessante você xerocar algumas passagens do livro e solicitar que as crianças ordenem.
| ||
Identidade e autonomia
|
1. Professor, proponha a construção da identidade e/ou registro de nascimento do Boneco Peteleco.
2. As crianças deverão criar o nome do pai, mãe, avós, local de nascimento, data e testemunhas.
3. Em seguida as crianças construirão suas próprias identidades.
4. Professor, apresente às crianças a turma do boneco Peteleco, nesse momento você usará sua criatividade e contará uma história onde informará às crianças que na turma do Boneco Peteleco entra quem cumpre as regras. Esse é o mote para a construção do quadro de regras de convivência.
| ||
Psicomotricidade
|
1. Professor, você poderá trabalhar a brincadeira da amarelinha do Peteleco. (modelo em anexo)
| ||
Natureza e sociedade
|
1. Professor, você poderá explorar algumas imagens do texto como: Deserto, Pólo Norte, etc. e trabalhará a diferença em relação onde as crianças moram.
2. A história do Boneco Peteleco traz a possibilidade de abordagem do tema respeito á diversidade, à diferença. Portanto, sugerimos que seja abordada uma palavra referencia: Cadeira de rodas. Esse é o mote para um bom trabalho de desenvolvimento dos valores de respeito ao outro.
| ||
Artes plásticas
|
1. Que tal construir com seus alunos um Peteleco mascote de sua sala. Esse deve ser um brinquedo coletivo. E é uma ótima oportunidade para que as crianças possam ir superando o modo egocêntrico de pensar.
| ||
Professor, as propostas aqui apresentadas estão organizadas em áreas do saber para melhor compreensão didática. No entanto, em seu desenvolvimento são interdisciplinares.
|
Comentários
Postar um comentário