ATIVIDADES, DINÂMICAS E JOGOS

Sugestão do dia: Confecção de fantoches de embalagem de leite
Construindo um Sapinho

Material: Embalagem (caixa) de leite; papel colorido ou feltro.
 
Montagem:
1.Abrir a caixa ao meio deixando uma arte em corte para permitir a articulação da boca de nosso fantoche.
2. Medir e cortar o papel ou tecido para cobrir a caixa.
3. Colar os pedaços de tecido ou papel sobre a caixa.
4. Montar o rosto com EVA ou papel dupla face.
 
E está pronto nosso fantoche... Boas histórias
 
 
 Dinamizando a literatura infantil!!!

__________________________________________________________________________________

Sequência didática

Público-alvo: Educação Infantil
Objetivos: Despertar o prazer pela leitura, bem como fomentar espaços de desenvolvimento do respeito à diversidade.
Duração:  Média de 30” de aproximadamente 6 aulas.

Eixo norteador do trabalho
Desenvolvimento
Linguagem oral e escrita
1.       Professor, proponha uma roda de histórias; Propicie um momento onde as crianças possam fazer antecipações, para isso prepare as seguintes tarjetas:



B O N E C O P E T E L E CO




 

2.       Organize as tarjetas com as crianças e comece a falar sobre o Boneco Peteleco. Você pode utilizar-se do seguinte jogo oral:
- É nome de Boneco.
- O nome começa com a letra P e termina com a letra O.
- Ele anda em cadeira de rodas.
- Ele conhece um tubarão.
Antes de ler a história que tal contar uma música:

“ Eu conheço um boneco e eu vou apresentar
É o boneco Peteleco todos, todos vão gostar.

O boneco Peteleco gosta de imaginar,
Na sua cadeira mágica ele está a viajar.

No sonho de Peteleco não tem muita confusão ele só quer encontrar um famoso tubarão.”

Letra: Ana Maura T. dos Anjos e
Maria Elenice Maciel da Silva
Música: Ciranda cirandinha
3.       Após a contação da história você pode propor uma roda de debate sobre as aventuras do Boneco:
4.       Proponha momentos de contação de história pelas crianças.
5.       Segue em anexo um cartaz para você trabalhar a poesia: A cadeira de rodas.
6.       E, um ateilê de artes plásticas.
Matemática
1.    Professor, que tal propormos um jogo de associação, correspondência termo a termo, classificação e seriação, composição e decomposição, contagem.
- Utilize-se do jogo pedagógico: Peteleco e seus amigos.
2.  Vamos trabalhar os blocos lógicos descobrindo onde tem formas e cores parecidas com as ilustrações do livro.
3. Para trabalhar seriação, ordenação e tamanho, sugerimos que você utilize o jogo: Maior e menor.
Também fica interessante você xerocar algumas passagens do livro e solicitar que as crianças ordenem.


Identidade e autonomia
1.       Professor, proponha a construção da identidade e/ou registro de nascimento do Boneco Peteleco.
2.       As crianças deverão criar o nome do pai, mãe, avós, local de nascimento, data e testemunhas.
3.       Em seguida as crianças construirão suas próprias identidades.
4.       Professor, apresente às crianças a turma do boneco Peteleco, nesse momento você usará sua criatividade e contará uma história onde informará às crianças que na turma do Boneco Peteleco entra quem cumpre as regras. Esse é o mote para a construção do quadro de regras de convivência.
Psicomotricidade
1.       Professor, você poderá trabalhar a brincadeira da amarelinha do Peteleco. (modelo em anexo)
Natureza e sociedade
1.       Professor, você poderá explorar algumas imagens do texto como: Deserto, Pólo Norte, etc. e trabalhará a diferença em relação onde as crianças moram.
2.       A história do Boneco Peteleco traz a possibilidade de abordagem do tema respeito á diversidade, à diferença. Portanto, sugerimos que seja abordada uma palavra referencia: Cadeira de rodas. Esse é o mote para um bom trabalho de desenvolvimento dos valores de respeito ao outro.
Artes plásticas
1.       Que tal construir com seus alunos um Peteleco mascote de sua sala. Esse deve ser um brinquedo coletivo. E é uma ótima oportunidade para que as crianças possam ir superando o modo egocêntrico de pensar.
Professor, as propostas aqui apresentadas estão organizadas em áreas do saber para melhor compreensão didática. No entanto, em seu desenvolvimento são interdisciplinares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog