Falar de formação inicial de professoras e professores é adentrar em reflexões críticas e multidimensionais como por exemplo a dimensão pessoal que compreende sua personalidade, afetividade, relações familiares e etc; a dimensão social e cultural relacionada ao reconhecimento e valor social da categoria profissional na sociedade; a valorização social e econômica da profissão, dentre outros que envolvem a formação longitudinal do ser em seus vários aspectos. Nessa perspectiva, a docência não é vocação, é uma atividade profissional complexa cujo objeto se volta ao ensino e a aprendizagem.
Desse modo, pensar a formação inicial de professores em sua complexidade na conjuntura atual exige estratégias de ensino, na Educação Superior, que valorizem o humano em sua essência e que favoreça a possibilidade de compreensão do eu em suas mais variadas dimensões de tal forma que permita ao licenciando a identificação e o reconhecimento positivo de si mesmo no processo formativo.
No âmbito da formação de pedagogos e pedagogas para a educação infantil, a experiência formativa que valorize a narrativa de si e a reflexividade narrativa pode ser dialogada a partir do trabalho de Anjos e Astigarraga (2018) que relatam a experiência em formação inicial no curso de Pedagogia em uma Universidade Estadual a partir da disciplina de Fundamentos da Educação Infantil. 
Abaixo apresentamos o link para acesso ao texto nos anais de publicação do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil Políticas, Direitos e Pedagogias das Infâncias.

O TEXTO COMPLETO PODE SER ACESSADO NO LINK:



ANJOS, A.M.T; ASTIGARRAGA, A. A. . As narrativas autobiográficas de licenciandos em pedagogia como proposta inovadora na formação docente para a educação infantil. IN: Anjos, C. I., Ferreira, F. I., Santos, S. E., Saraiva, M. R. O., Sarmento, T., Silva, A. F. P., Autran, F. C. M. (2018) (Orgs.). Anais do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil: Políticas, Direitos e Pedagogias da Infância. Santo Tirso: Whitebooks [Formato: EPUB] (ISBN: 978-989-8765-59-8, dez. 2018)



Boa leitura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog