Comecei a semana com dicas de leitura sobre literatura infantil!

LITERATURA INFANTIL E SUA INTERFACE COM O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR REFLEXIVO

Ana Maura Tavares dos Anjos, Andréa da Costa Silva

RESUMO


Este trabalho busca identificar as reflexões dos professores sobre a importância da literatura infantil para a formação de leitores e escritores na educação infantil, bem como conhecer suas concepções sobre esse gênero textual. Amparamos nossa investigação nas ideias de Schon (2000), Mizukami (2002), Moraes (2003), bem como nos postulados de Piaget e Vygotsky, dentre outros. Tendo como foco o gênero Literatura Infantil, a nossa proposta refere-se a uma pesquisa empírica de cunho qualitativo com a aplicação de entrevista semiestruturada junto a docentes que atuam na Educação Infantil, para isso nos amparamos na etnometodologia defendida por Farias (2002) por buscar abranger os fenômenos humanos. Concluímos que a reflexão sobre as concepções das professoras revelam que para elas a educação infantil é tempo e espaço pedagógico para imersão na cultura letrada e, a literatura infantil por sua vez, contribui no efetivo processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: literatura infantil. leitura. escrita. reflexividade docente.

Boa leitura
Acesse o arquivo em PDF acessando o link:

https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/496

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog