Sequência
didática
Público-alvo:
Educação Infantil
Objetivos: Despertar
o prazer pela leitura, bem como fomentar espaços de desenvolvimento do respeito
à diversidade.
Duração: Média de 30” de aproximadamente 6 aulas.
Eixo
norteador do trabalho
|
Desenvolvimento
|
||
Linguagem oral e escrita
|
1. Professor,
proponha uma roda de histórias; Propicie um momento onde as crianças possam
fazer antecipações, para isso prepare as seguintes tarjetas:
2.
Organize as tarjetas com as crianças e comece
a falar sobre o Boneco Peteleco. Você pode utilizar-se do seguinte jogo oral:
- É nome de Boneco.
- O nome começa com a letra P e termina com a letra O.
- Ele anda em cadeira de rodas.
- Ele conhece um tubarão.
Antes de ler a história que tal contar uma música:
“ Eu conheço um
boneco e eu vou apresentar
É o boneco
Peteleco todos, todos vão gostar.
O boneco Peteleco
gosta de imaginar,
Na sua cadeira
mágica ele está a viajar.
No sonho de
Peteleco não tem muita confusão ele só quer encontrar um famoso tubarão.”
Letra: Ana Maura
T. dos Anjos e
Maria Elenice
Maciel da Silva
Música: Ciranda cirandinha
3.
Após a contação da história você pode propor
uma roda de debate sobre as aventuras do Boneco:
4.
Proponha momentos de contação de história
pelas crianças.
5.
Segue em anexo um cartaz para você trabalhar a
poesia: A cadeira de rodas.
6.
E, um ateilê de artes plásticas.
|
||
Matemática
|
1. Professor,
que tal propormos um jogo de associação, correspondência termo a termo,
classificação e seriação, composição e decomposição, contagem.
- Utilize-se do jogo
pedagógico: Peteleco e seus amigos.
2. Vamos trabalhar os blocos
lógicos descobrindo onde tem formas e cores parecidas com as ilustrações do
livro.
3. Para trabalhar seriação, ordenação e tamanho, sugerimos que você
utilize o jogo: Maior e menor.
Também fica interessante você xerocar algumas passagens do livro e
solicitar que as crianças ordenem.
|
||
Identidade e autonomia
|
1.
Professor, proponha a construção da identidade
e/ou registro de nascimento do Boneco Peteleco.
2.
As crianças deverão criar o nome do pai, mãe,
avós, local de nascimento, data e testemunhas.
3.
Em seguida as crianças construirão suas
próprias identidades.
4.
Professor, apresente às crianças a turma do
boneco Peteleco, nesse momento você usará sua criatividade e contará uma
história onde informará às crianças que na turma do Boneco Peteleco entra
quem cumpre as regras. Esse é o mote para a construção do quadro de regras de
convivência.
|
||
Psicomotricidade
|
1. Professor,
você poderá trabalhar a brincadeira da amarelinha do Peteleco. (modelo em
anexo)
|
||
Natureza e sociedade
|
1.
Professor, você poderá explorar algumas
imagens do texto como: Deserto, Pólo Norte, etc. e trabalhará a diferença em
relação onde as crianças moram.
2.
A história do Boneco Peteleco traz a
possibilidade de abordagem do tema respeito á diversidade, à diferença.
Portanto, sugerimos que seja abordada uma palavra referencia: Cadeira de
rodas. Esse é o mote para um bom trabalho de desenvolvimento dos valores de
respeito ao outro.
|
||
Artes plásticas
|
1. Que
tal construir com seus alunos um Peteleco mascote de sua sala. Esse deve ser
um brinquedo coletivo. E é uma ótima oportunidade para que as crianças possam
ir superando o modo egocêntrico de pensar.
|
||
Professor, as propostas aqui apresentadas
estão organizadas em áreas do saber para melhor compreensão didática. No
entanto, em seu desenvolvimento são interdisciplinares.
|
Comentários
Postar um comentário